sábado, 16 de maio de 2009

A origem dos princípios contábeis

A origem dos princípios contábeis

Yumara Lúcia Vasconcelos

As primeiras pesquisas relacionadas aos princípios contábeis, especificamente sua formulação, aconteceu nos Estados Unidos. A preocupação com a necessidade de elaborar princípios data a década de 1930. A idéia era desenvolver guias de orientação para a prática dos registros contábeis e preparo das respectivas demonstrações. Embora os autores europeus (destaque-se os italianos) tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento da Ciência Contábil, a prática carecia de princípios norteadores. Franco (1988, p. 29) justifica:

“Isso se explica pela falta de pragmatismo dos italianos da chamada era doutrinária da Contabilidade, excessivamente preocupados com a discussão de conceitos subjetivos, sem aplicação prática, que embora tivessem contribuído de forma magistral para a teoria contábil, não fixaram regras práticas que servissem de guias para os registros contábeis e de parâmetros para verificar-se, de forma objetiva, se tais registros eram executados de forma harmônica e uniforme em qualquer registro contábil, independente de circunstâncias, localização ou pontos de vistas pessoais.”

O autor complementa sua constatação afirmando que esse desenvolvimento assimétrico se deu porque a profissão contábil não se desenvolveu na Itália da mesma maneira ou na mesma proporção do desenvolvimento doutrinário. Já os norte-americanos imprimiram ao desenvolvimento da profissão um enfoque pragmático. Ressalte-se ainda que os contextos, italiano e norte-americano, eram distintos (realidades, preocupações e enfoques diferentes).

“Os norte-americanos, ao contrário, em virtude de seu pragmatismo e do excepcional desenvolvimento de sua economia, que transformou a profissão contábil em uma das mais importantes do mundo, procuraram assentar a doutrina contábil em postulados e princípios que servissem de base para a fixação de normas contábeis que conduzissem à formulação de guias ordenadoras dos registros contábeis e das demonstrações contábeis, de forma a tornar o exercício da profissão mais harmônico e a Contabilidade mais útil, eficiente, uniforme e informativa“. (FRANCO, 1988, p.29)

Os princípios cumpririam o papel de dar uma orientação objetiva à profissão. Um evento corroborou de forma expressiva para a intensidade do desenvolvimento da profissão nos EUA: o desastre da Bolsa de Nova Iorque em 1929. A partir deste evento, os contadores passaram a ser mais cobrados, ou seja, exigidos em sua atividade. O trabalho realizado pelos profissionais ganhou maior reconhecimento, relevo. Esse destaque decorreu também do acordo entre o INSTITUTO AMERICANO DE CONTADORES e a Bolsa de Valores, para a fixação de normas para a profissão. A crise de 1929, apesar da repercussão, foi um marco de valorização da profissão contábil.

A Contabilidade brasileira, ao longo dos anos, teve influência expressiva da Escola Européia. O desenvolvimento da profissão até a segunda guerra mundial foi pouco significativo, mesmo porque as empresas estrangeiras traziam seus próprios contadores. Com o passar dos anos e expansão da Economia, esse quadro foi se modificando e a profissão contábil no Brasil teve desenvolvimento mais expressivo.

Referência

FRANCO, Hilário. A evolução dos princípios contábeis no Brasil. São Paulo: Atlas, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário